sábado, 12 de novembro de 2011

TOLERÂNCIA "ZERO"

O Senado apertou o torniquete sobre motoristas que ingerem alcool e saem a dirigir.

Na prática o projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em caráter terminativo, (sem a necessidade de ir ao Plenário), fortalece a Lei Seca.
Vai tornar crime a condução de veículos sob influencia de qualquer concentração alcoolica ou de substância psicoativa.
Por seus aspectos polêmicos a proposta deverá ser modificada na Câmara e esbarrar nas reações contrárias por parte dos segmentos da sociedade.
As sistemáticas negações de uso do Bafômetro, por exemplo, acabaram contribuindo para reforçar a impunidade. No ano passado o Superior Tribunal de Justiça entendeu que o bafômetro não era obrigatório, pois ninguem precisa produzir prova contra si mesmo.
No inicio deste mês, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, dirigir alcoolizado, mesmo sem causar acidente, é crime.

Sei que estou sendo Radical, mas é importante a tolerância zero para fazer as pessoas deixarem de vez o costume de beber e dirigir. Cansei de ver acidentes fatais provocados por esse tipo de situação; disse o Professor Albano Fortini da UFRGS.

Diz o especialista em trânsito, Mauri Panitz:
Uma Lei dessas em um País cujo governo incentiva a industria do álcool por meio até de renuncia fiscal, e em que a lei permite a publicidade sobre bebidas alcoólicas, é uma hipocrisia.
Ele cita o caso da pessoa que "dá uma bicadinha" antes de dirigir. O consumo do álcool é um costume. Não defendo que não se tenha rigor, mas a lei tem de ser objetiva, punir aqueles que comprometem a segurança no trânsito.

A Partir de agora começa um debate dos poderosos. E nós continuaremos a ver vidas ceifadas pelo Álcool com Direção.
Até  onde esta impunidade vai? Está na hora de terminar a farra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário